Franedir Gois/OPovonews
Um Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo realizado por Franedir da Costa Gois, cuja proposta é mostrar e apresentar produções artístico-culturais de artistas e mestres da cultura popular dos 13 municípios que constituem o território de identidade, chamado Extremo Sul.
Por meio do rádio e ferramentas da internet, como Facebook, Instagram e outras mídias o projeto parte do princípio de que essas mídias, possam ser, em certa medida, uma ferramenta que oportunize aos sujeitos da comunidade, espaços de expressão de seus saberes e tradições, principalmente produções de artistas e mestres da cultura popular.
O projeto propõe um espaço de socialização de informações e entretenimento, através de entrevistas, apresentações de músicos e bandas, de celebrações religiosas (padroeiros) de festejos tradicionais, de feiras culturais, feiras livres, eventos educacionais, campanhas beneficentes, dentre outras.
A principal proposta desse produto cultural é, pois, dar voz e vez ao artista nativo, ao artista da região. Valorizando suas criações artísticas, sejam quais forem os gêneros. Busca a notoriedade das celebrações religiosas e festejos das culturas tradicionais, por meio de coberturas, ao vivo, incluindo os festejos populares como: marujadas, folias de reis, festejos dos santos na valorização das crenças e ritos de cada celebração.