Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

17 de May de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Universidade Federal do Sul da Bahia Campus Paulo Freire forma 78 novos médicos

Compartilhe:

Franedir Gois/OPovonews

A UFSB é constituída por três campus universitários que abrangem municípios das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia: Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Na noite de sexta-feira, 20 de outubro de 2023 o Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas protagonizou a colação de grau à 78 novos médicos que estarão a serviço da comunidade.

Nossa reportagem conversou com alguns dos novos médicos que ainda em clima de formatura manifestaram seus desejos e intensões.

Dr. Gildasio Warlen dos Santos que agradece a acolhida recebida na cidade de Teixeira de Freitas e afirma que esses novos médicos servirão Teixeira de Freitas e toda região. ”Hoje é momento de alegria e celebração de todos nós e agradecemos a UFSB que nos deu oportunidade para a realização desse sonho. Hoje é dia de gratidão. O resumo que faço é de alegria, felicidade, sonho e realização”. Concluiu.

Professora Layla Cheibub, homenageada por toda turma com seu nome, dessa turma 2ª. “Tenho um carinho especial por eles com muito orgulho da trajetória deles. O curso demorou muito mais que a média normal que é de seis anos, enquanto eles estão levando oito anos e meio, devido a Universidade está se estruturando. Essa turma é extremamente preparada e tenho certeza que nós vamos devolver para a comunidade 78 grandes profissionais”. Disse.

Dra. Aline Prates Correa, filha de Domingos Cajueiro, nativo de Teixeira de Freitas. Ela orgulhosa e feliz resume o trajeto da caminhada e a noite de formatura: “ É uma noite de muita emoção e felicidade, tanto para mim, como para minha família. Saber que consegui me formar na medicina em uma faculdade federal e na minha própria cidade é, com certeza uma conquista gigantesca, parece até um sonho”. Relatou.

Dra. Mayara Martins, juramentista da turma fala da ansiedade, da emoção que traz a conclusão do curso. “Tivemos muitos obstáculos, mas, pela medicina, pelo amor, pela profissão sempre vale a pena a luta. A partir de hoje os novos desafios chegam, pois a responsabilidade aumenta, entretanto, acredito que haverá muitas vitórias”. Afirmou.

Professor Ronaldo Toledo, coordenador do Curso de Medicina da UFSB. “Estamos felizes por estamos realizando a graduação da segunda turma de medicina e me sinto muito honrado e feliz de poder participar da história dessa turma, tanto como professor, como coordenador do curso, sabendo que o mérito e a conquista é toda deles”. Disse.

Dr. Alemácio Ferreira, vindo da tribo Pataxó de Coroa Vermelha muito feliz pela conclusão e conquista. “É uma alegria tanto para mim, quanto pra meu povo. Os povos indígenas têm lutado bastante para ocupar os espaços que temos por direito e a medicina também é um desses espaços que queremos ocupar, como também na história, na ciência, na biologia, nas exatas. Hoje é um paço importante para mim, pata minha família e minha comunidade”. Explicou.

Domingos Cajueiro é pai orgulhoso por a filha estar recebendo o diploma de médica. “Estou muito orgulhos em poder compartilhar esse momento que é muito gratificante onde minha filha Aline estar se formando em medicina, algo que foi um verdadeiro sonho aqui em Teixeira de Freitas. Muitos não acreditavam que um dia essa realidade chegasse, como estamos vendo hoje chegar. A UFSB é um exemplo para o Extremo Sul”. Finalizou.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados