Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Três indígenas são presos por ocupação do Parque Nacional do Descobrimento

Compartilhe:

G1 BA

Três indígenas foram presos sob suspeita de liderarem a ocupação do prédio do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), no Parque Nacional do Descobrimento, situado na cidade de Prado. A primeira prisão foi realizada na noite de quarta-feira, 3 de setembro, em Prado, e outras duas na quinta-feira, 4, em Itamaraju. Os suspeitos são da etnia pataxó.

Segundo a PF, na ocasião, o grupo cometeu danos e subtraiu patrimônio da autarquia, ameaças e cárcere privado. A ação aconteceu no dia 22 de fevereiro. As prisões preventivas foram executadas em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça Federal de Teixeira de Freitas.

Entre os indígenas está o cacique da aldeia Pataxó Caticôco, em Prado. A direção do Instituto só percebeu o roubo depois da reintegração de posse, há um mês.

Os indígenas foram ouvidos pela PF nesta quinta-feira e confessaram a depredação, alegando que fez parte da ação de retomada do território, já que, segundo eles, a unidade fica dentro de terra indígena.

Eles estão recolhidos no Complexo Prisional de Teixeira de Freitas. A PF pretende concluir o inquérito para apurar o caso e remetê-lo ao Ministério Público Federal. O G1 não conseguiu contato com a Fundação Nacional dos Índios (Funai) até o horário de publicação.

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados