Franedir Gois/OPovonews
O movimento tem crescido constantemente em todo Brasil, em Teixeira de Freitas vários grupos se reúnem e fazem suas devoções pedindo a Virgem as bênçãos e graças. Na Paróquia São Francisco de Assis, em Teixeira de Freitas o encontro é realizado a cada segunda-feira à noite e, sempre, na última semana o terço é rezado em família, crescendo ainda mais o número de participantes.
Na noite de 29 de maio o encontro foi muito festivo, comemorando aniversários, estudos sobre o terço meditado, provando que a oração é inteiramente bíblica e quem a reza faz uma leitura bíblica do Novo Testamento. O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”.
Terço dos Homens
O Terço dos Homens começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou os homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, o movimento espalhou-se pelo Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua em crescente expansão em todo o Brasil e pelo mundo. Além disso, na década de 1990, teve início o Terço dos Homens – Mãe Rainha, uma iniciativa ligada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno grupo de homens que rezava mensalmente o Terço na rua enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina, na cidade de Maceió (AL).