Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Teixeira de Freitas – “Terra da Melancia nossa de cada dia”

Compartilhe:

Franedir Gois/Opovonews
 

Qualquer visitante que passa por Teixeira de Freitas, mesmo fora do período da safra da melancia já compreende que a cidade valoriza a fruta e por conseguinte é dona do título de Cidade da melancia.

Trata-se de uma planta herbácea originária da África. Na África central, a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos. Na China a cultura foi introduzida por volta do século X, na Europa por volta do século XIII e na América no século XVI foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês durante o período de escravidão.

Em Teixeira de Freitas a cidade tem em seu calendário cultural a Festa da melancia e o produto fortalece a economia principalmente no período da grande safra onde surgem muitos empregos, são mais de 70 caminhões carregados saindo da cidade para grandes centros a cada dia. São mais de 150 homens que trabalham no carregamento, além das lojas que vendem produtos agrícolas, os postos de combustíveis, restaurantes e outros setores.

Lembramos de grandes produtores que já tem tradição e há muitos anos estão no ramo: Tequinha, Nagal, Tonhão da Melancia, Colônia japonesa e outros.

Os grandes agenciadores a exemplo de Gil, Valmir, Borracha e outros.

Confira abaixo os vários benefícios no consumo da melancia:

Melancia ajuda na retenção do nível da água: A melancia é uma excelente fonte de água. O Consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo reduzindo as tonturas. Além disso, a melancia é Rica em sais de reidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo.

Melancia é uma excelente fonte de licopeno: O licopeno é um carotenóide, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer. Ele inibe o crescimento de células cancerosas no corpo. O licopeno é deveras eficaz em conter o câncer de cólon, mama, próstata e pulmão.

Melancia previne problemas renais: A melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para desintoxicação do corpo. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais. Além disso o alto teor de água na melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

Benefícios da melancia para pressão arterial: A melancia é fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo.

Benefícios da melancia para coração: A melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos.

Benefícios da melancia para pele: A Melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como uma espécie de protetor solar.


 
 

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados