Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Seu DECO proprietário da Fazenda Jerusalém Celeste a famosa Lagoa Encantada

Compartilhe:

Franedir Gois/OPovonews

Zenélio Medeiros de Almeida, carinhosamente, chamado de “Seu DECO” é um homem de 92 anos, proprietário da Fazenda Jerusalém Celeste, local onde está localizada a Lagoa Encantada, as margens da BA 290, próximo ao Distrito de São José de Alcobaça.

Seu Deco é um trabalhador e empresário dedicado, pois, levanta todos os dias muito cedo e já começa o dia envolvido com os afazeres da fazenda, algo muito comum para quem se dedica a vida do campo.

A Fazenda Jerusalém Celeste tem um acervo muito rico para a história do Extremo Sul da Bahia, pois, existe desde 1870. Seu Deco herdou de seus pais e continua até hoje mantendo a tradição da Rapadura mais deliciosa da região. Ele mesmo produz. Com 92 anos ele corta cana, tira leite, executa os trabalhos da fazenda e guarda todo um memorial de objetos usados ao longo do histórico da fazenda.

Casado com dona Marinalva Santos de Almeida, uma mulher que sempre foi sua companheira desde os 14 anos de idade. Ele era uma costureira muito requisitada em Teixeira de Freitas e região. Tinha um grande negócio que envolvia casamento, do vestido de noiva a ornamentação de igrejas. Era muito conhecida e realizava um trabalho espetacular em tempos passados.

Nossa reportagem, por meio de Dra. Maluma conseguiu marcar o encontro com seu Deco e tivemos o privilégio de conhecer o local e conversar com ele. Foi gratificante o encontro onde falamos um lugar que é muito conhecido em toda região do Extremo Sul.

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados