Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Projeto Pomares da Mata Atlântica reúne comunidades Rurais no Arboretum

Compartilhe:

Franedir Gois/OPovonews

O Programa Arboretum, em Teixeira de Freitas reuniu diversas comunidades rurais, indígenas, quilombolas, assentados, organismo como UNEB, dentre outras parcerias. O encontro ocorreu entre os dias 24 e 25, nas dependências do Arboretum envolvendo a cadeia de restauração florestal da Mata Atlântica, integração, dinâmicas, oficinas, estudos, troca de saberes.

Kátia Hansen, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Palmares Mata Atlântica falou com nossa reportagem e se mostrou contente com o resultado do encontro, sobretudo com a quantidade de participantes que vieram para fortalecer as temáticas que antes da pandemia eram realizadas uma vez ao ano. “Mata em pé é alimento, é remédio, é água, é vida, é tudo que a natureza precisa para gerar vida. Sem floresta ninguém vive”, frase essa de Kátia Hansen que traduz toda a dinâmica do encontro.

Professor Oriosvaldo, diretor Geral da Universidade Estadual da Bahia assegura importância do evento trazendo a alma do programa Arboretum com as comunidades que trabalham diretamente com a coleta da semente, no plantio, no essencial que atende a produção de mudas e o reflorestamento. “Esse encontro é pois, uma ação que tenta ressassi os danos causados pelas empresas de eucaliptos. “Me sinto feliz em estar aqui, por que a UNEB, também faz parte desse projeto, é parceira, até porque o termo de conduta criado em 2010 partiu exatamente de lá, quando cedeu o espaço físico, hoje a com sede do programa”. Disse.

Vídeo professor Oriosvaldo e Kátia Hansen:

Presentes os índios Maxacalis apresentaram cantorias e participaram das atividades, sobretudo no quesito plantio e reflorestamento.

Video índios Maxacalis:

Berly Félix da Silva (Zuza), comunidade Arara, é um grande conhecedor da natureza, desde criança está envolvido com plantas, remédios e tem muito conhecimento na área de biodiversidade, sobretudo, quando se trata de plantas e águas.

Veja o vídeo de seu Zuza falando de seu trabalho:

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados