Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

21 de November de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Primeira fase da Operação Defeso do caranguejo-uçá identifica e desmantela diversos criatórios ilegais

Compartilhe:

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa/PS) concluiu com êxito a primeira fase das operações e fiscalização do Defeso do Caranguejo-Uçá. Iniciadas na sexta-feira passada (12), as ações foram realizadas em colaboração com o Ibama, ICMbio, Inema e Secretaria do Meio Ambiente e Causa Animal do município de Porto Seguro. Os esforços abrangeram os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Belmonte, Canavieiras, Cairu, Ituberá, Nilo Peçanha e Camamu.

 

Resultado das operações

Durante as operações, diversos criatórios ilegais foram identificados e desmantelados. Além disso, vários pontos comerciais foram notificados por não apresentarem as devidas declarações de estoque e por persistirem na comercialização ilegal de caranguejos e guaiamuns.

O resultado das operações de fiscalização inclui a apreensão de 12.788 unidades e 70 quilos de catado de caranguejos-uçá, juntamente com 387 guaiamuns.

Os crustáceos apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural.

 

Segunda fase

A segunda fase do defeso está agendada para ocorrer entre os dias 10 e 15 de fevereiro. A Cippa/Porto Seguro faz um apelo a todos os comerciantes para que providenciem suas declarações de estoque do caranguejo-uçá. Além disso, ressalta que o guaiamum destinado à comercialização deve ser fornecido por uma Unidade de Conservação que atue no manejo sustentável da espécie, levando em consideração o risco de extinção deste crustáceo.

 

Fonte e fotos: Cippa/PS

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados