Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

17 de março de 2025

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Ouvidoria Geral registra mais de 180 mil manifestações no primeiro semestre

Compartilhe:

No primeiro semestre, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia recebeu 181.030 mil manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado. Desse total, 93,34% já foram encerradas e 90,51% foram respondidas no mesmo dia. Um aumento de 130.431 mil registros em relação ao mesmo período de 2016.
Pedidos de informação sobre serviços e ações do Governo do Estado foram os itens mais frequentes, com 87,81%. Em seguida, reclamações (8%), denúncias (2,08%), solicitação (1,25%), elogio (0,71%) e sugestão (0,13%).
0800 284 0011 é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com 90,71%. Em segundo lugar está a internet, com 6,06%, seguida da rede social (1%) e e-mail (0,97%). Os servidores públicos (50%) e cidadãos comuns (40,85%) realizaram a maioria dos registros, seguidos da pessoa jurídica (6,74%) e anônimo (2,25%).
As Ouvidorias da Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria de Educação (SEC), Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foram mais demandadas. Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista são as cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria do Governo do Estado no período.
Para o ouvidor-geral do Estado, José Maria Dutra, a participação dos cidadãos é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços públicos. “Esse aumento de manifestações demonstra o interesse do cidadão em participar da gestão pública, melhorando a prestação dos serviços públicos”. E acrescenta “As estatísticas mostram a importância deste instrumento de gestão, possibilitando o conhecimento das áreas mais críticas e dos serviços que necessitam de melhoria e ampliação.”
Líder em transparência
Pela segunda vez consecutiva, a atuação da OGE garantiu à Bahia o primeiro lugar em transparência, de acordo com a pesquisa Escala Brasil Transparente (EBT), realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Além de canal de interlocução entre Governo e sociedade, a Ouvidoria Geral atua também como ferramenta de gestão pública, pois cada registro do cidadão é um indicador qualitativo da avaliação social da prestação dos serviços públicos e atuação do Estado.
 15 anos OGE
Em 2017, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) comemora 15 anos de atuação. Para celebrar a data, serão realizadas diversas ações para promover e ampliar a participação popular na gestão pública estadual, contribuindo, assim, para qualidade dos serviços públicos prestado pelo Estado. Projeto Ouvidoria Ativa; Ciclo de Palestras; formação Cidadão em Ação; padronização dos serviços de ouvidoria de acordo o padrão ISO 9001; formação da Rede de Ouvidorias Especializadas e a modernização da Central de Atendimento são algumas das ações.
 

 

Compartilhe:

Leia mais

capa convite
Preso por homicidio
Animais na pista
UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados