No primeiro semestre, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia recebeu 181.030 mil manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado. Desse total, 93,34% já foram encerradas e 90,51% foram respondidas no mesmo dia. Um aumento de 130.431 mil registros em relação ao mesmo período de 2016.
Pedidos de informação sobre serviços e ações do Governo do Estado foram os itens mais frequentes, com 87,81%. Em seguida, reclamações (8%), denúncias (2,08%), solicitação (1,25%), elogio (0,71%) e sugestão (0,13%).
O 0800 284 0011 é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com 90,71%. Em segundo lugar está a internet, com 6,06%, seguida da rede social (1%) e e-mail (0,97%). Os servidores públicos (50%) e cidadãos comuns (40,85%) realizaram a maioria dos registros, seguidos da pessoa jurídica (6,74%) e anônimo (2,25%).
As Ouvidorias da Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria de Educação (SEC), Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foram mais demandadas. Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista são as cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria do Governo do Estado no período.
Para o ouvidor-geral do Estado, José Maria Dutra, a participação dos cidadãos é fundamental para melhorar a qualidade dos serviços públicos. “Esse aumento de manifestações demonstra o interesse do cidadão em participar da gestão pública, melhorando a prestação dos serviços públicos”. E acrescenta “As estatísticas mostram a importância deste instrumento de gestão, possibilitando o conhecimento das áreas mais críticas e dos serviços que necessitam de melhoria e ampliação.”
Líder em transparência
Pela segunda vez consecutiva, a atuação da OGE garantiu à Bahia o primeiro lugar em transparência, de acordo com a pesquisa Escala Brasil Transparente (EBT), realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Além de canal de interlocução entre Governo e sociedade, a Ouvidoria Geral atua também como ferramenta de gestão pública, pois cada registro do cidadão é um indicador qualitativo da avaliação social da prestação dos serviços públicos e atuação do Estado.
15 anos OGE
Em 2017, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) comemora 15 anos de atuação. Para celebrar a data, serão realizadas diversas ações para promover e ampliar a participação popular na gestão pública estadual, contribuindo, assim, para qualidade dos serviços públicos prestado pelo Estado. Projeto Ouvidoria Ativa; Ciclo de Palestras; formação Cidadão em Ação; padronização dos serviços de ouvidoria de acordo o padrão ISO 9001; formação da Rede de Ouvidorias Especializadas e a modernização da Central de Atendimento são algumas das ações.
Play
Pause