Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Música é utilizada na ressocialização de menores infratores em Macapá

Compartilhe:

‘Cantando e Tocando a Vida’ ocorre há um mês em centro socioeducativo.
Cerca de 30 adolescentes são atendidos pelo projeto musical.

Um projeto musical em Macapá busca reeducar menores infratores de um modo diferente. Por meio da arte, os adolescentes aprendem a cantar e tocar instrumentos dentro do Centro de Educação Socioeducativo de Internação (Cesein), localizado no bairro Beirol, na Zona Sul.
De acordo com o educador Lono Jonys, o projeto ocorre desde janeiro e atende cerca de 30 internos. O objetivo é despertar dons musicais e o interesse pela arte. Para ele, o trabalho é uma alternativa restaurativa para ajudar os adolescentes.
“Com base nos conhecimentos que tenho em música, especificamente com o violão, eu escrevi um projeto. O trabalho visa, antes de tudo, ser um instrumento de práticas restaurativas com menores que cumprem medidas socioeducativas de internação. Os adolescentes irão aos poucos descobrindo os talentos e as aptidões que têm”, destacou.
A gerente do Cesein, Marlene Azevedo, comentou que já percebeu mudanças nos internos após o início das aulas.
“Esse projeto é um forma que encontramos para que eles tenham principalmente mais calma e respeito, porque eles são muito agitados, ficavam só no alojamento deles e não tinham o que fazer. Hoje é uma terapia para eles. Um dos jovens estava com início de depressão, mas agora está fazendo parte de uma turma desse projeto. Está tendo respeito e disciplina agora no Cesein”, disse Marlene.
A primeira apresentação das turmas será em um evento para os familiares pelo Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. De acordo com a gerente, novos projetos devem ser implantados relacionados à música, com instrumentos de percussão, guitarra e teclado.
As aulas de músicas de violão ocorrem duas vezes por semana, para turmas da manhã e tarde, nos horários das 9h às 11h, e das 15h às 17h.

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados