Policiais rodoviários federais flagraram uma situação iminente de perigo durante fiscalização preventiva de trânsito no km 879 da BR-101, em Teixeira de Freitas, no final da tarde de sábado (24).
Os PRFs realizavam fiscalização no trecho quando deram ordem de parada a uma caminhonete Amarok. Ao se aproximarem do veículo, verificaram que havia três pessoas embarcadas no compartimento de carga.
Além disso, o motorista estava com a carteira de habilitação vencida.
Infração gravíssima
Transportar passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 230 II, sob responsabilidade do proprietário do veículo, com a perda de 7 pontos na CNH.
Em caso de uma frenagem brusca, uma mudança repentina de direção, ou mesmo a ocorrência de um acidente, essas pessoas poderão ser arremessadas para fora do veículo o que pode ser fatal.
Diante das infrações de trânsito apresentadas, os PRFs emitiram as notificações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram 3 multas aplicadas na abordagem, todas de natureza gravíssima, que somaram quase R$ 900,00 e geraram 21 pontos na carteira de habilitação do motorista.
O condutor da caminhonete, um homem de 42 anos, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal para responder por suas condutas.
Todos os ocupantes do veículo foram liberados.
Fonte e foto: Ascom/PRF