Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

30 de abril de 2025

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Moradores de Rancho Alegre celebram levantamento do Mastro de São Sebastião

Compartilhe:

Franedir Gois/Opovonews

Na manhã de domingo, 15 de janeiro, a comunidade de Rancho Alegre, Caravelas, junto com grupos que vieram de Helvécia, Nova Viçosa realizaram o Levantamento do Mastro de São Sebastião.

O Mastro de São Sebastião é uma tradição religiosa católica que acontece, constantemente no mês de janeiro. Durante a festa, um grupo de homens carrega um mastro, que é uma espécie de viga de madeira, com cerca de 10 metros de altura com uma imagem de São Sebastião na ponta. Eles percorrem as ruas da cidade, carregando o mastro em suas costas, em um desfile que dura, às vezes horas.

A tradição do Mastro de São Sebastião é celebrada anualmente, é considerada uma homenagem ao santo que é o padroeiro da cidade, ou comunidade. A origem do evento remonta ao século XIX, quando pescadores, que eram muito devotos de São Sebastião, começaram a carregar o mastro pelas ruas como uma forma de pedir proteção contra tempestades e outros perigos no mar.

Em Rancho Alegre o mastro foi trazido por moradores que já estão acostumados e celebrar a tradição durante muitos anos. Sempre acompanhados de grupos tradicionais que vêm de Helvécia, para dar mais brilho e eficácia na celebração que envolve a todos.

Vagner e Luciene foram os festeiros da celebração, junto com toda a comunidade que se envolveu, sobretudo nos detalhes, nas confecções dos materiais usados: bandeiras, espadas, espingardas, flores, apitos, uniformes, dentre outros.

A festa acontecerá em 21 e 22 de fevereiro, onde todo o ritual das tradições serão apresentados, além da tradicional festa que acontece a cada ano.

Veja os vídeos da celebração do levantamento do mastro:

 

Compartilhe:

Leia mais

capa convite
Preso por homicidio
Animais na pista
UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados