Ouça a Rádio Alvorada


Warning: Undefined array key "show_miniplayer_note_bt" in /home/u293835420/domains/alvoradaoficial.com.br/public_html/wp-content/plugins/mp3-music-player-by-sonaar/includes/widgets/sr-music-player.php on line 11617
Play
Pause

24 de July de 2024

Ouça a Rádio Alvorada


Warning: Undefined array key "show_miniplayer_note_bt" in /home/u293835420/domains/alvoradaoficial.com.br/public_html/wp-content/plugins/mp3-music-player-by-sonaar/includes/widgets/sr-music-player.php on line 11617
Play
Pause

IPAC apoia fiscalização de patrimônios no norte da Bahia

Compartilhe:

Ascom
 
Com o objetivo de atualizar o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia (IPAC-SIC) e conferir a salvaguarda dos bens culturais materiais e imateriais no norte da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) está trabalhando em conjunto a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Ministério Público do Estado (MP-BA) nessa região. Entre novembro e dezembro do ano passado (2016) foram visitados na 39ª edição da FPI os municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Abaré, Rodelas, Chorrochó e Santa Brígida, dos territórios de identidades Semiárido Nordeste II e Itaparica.
“Percebemos nessa visita a ampliação na atuação da equipe de patrimônio. Pela primeira vez essa questão foi inserida no sistema e realizamos de educação patrimonial, importante para a divulgar e preservar os bens com significado e importância histórica, artística e cultural. Tivemos ainda participação da sociedade na audiência pública e na apresentação dos resultados da fiscalização”, diz a gerente de Patrimônio Material (Gemat) do IPAC, Roberta Ventura.
Essa é a quarta edição da FPI que o IPAC participa. Iniciada em 2002 pelo MP-BA e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), a ação é um programa continuado de caráter educativo e preventivo que atua de forma integrada com mais de 20 órgãos, secretarias e outras instâncias federais, estaduais e municipais.
LEVANTAMENTO e FISCALIZAÇÃO “Analisamos bens culturais para mérito de tombamento e indicamos instrumentos, sejam ações nas áreas municipais, estaduais ou nacionais”, informa Roberta. Em Paulo Afonso vistoriou-se Igreja de São Francisco, Ponte D. Pedro II, Espaço Raso da Catarina, Museu Maria Bonita, Grande Hotel e Casa de Hóspedes. “Alguns já estão tombados pelo município, faltando estudo técnico, histórico e descrições, conservação, levantamento cadastral e fotográfico. Esta ausência prejudica o pós-tombamento, já que não existe norteamento das características que devam ser preservadas, quando de intervenções”, explica a técnica do IPAC.
Em Santa Brígida foram analisadas Capela de São Jorge, casa do Beato Pedro Batista e Capela São Gonçalo. Esses imóveis não possuem proteção legal, nem inventário. Em Jeremoabo, Igreja João Batista, casa do Barão de Jeremoabo, casa do Coronel Timóteo e casa do Coronel João Sá, além de conjunto arquitetônico na Praça São Lourenço. Em Abaré, Igreja do Senhor Antônio do Pambu, ruas e casarios antigos. Já em Chorrochó, Igreja Matriz, Capela São José da Lagoa e a Casa da Fazenda Fabrício. Em Rodelas, Igreja São João Batista e entorno.
DIÁLOGO e PARCERIAS O diálogo entre MP e IPAC acontece desde março do ano passado (2015), quando o diretor geral do Instituto, João Carlos de Oliveira, esteve com o procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel.  “O nosso objetivo é aprofundar o diálogo e a parceria com o MP, como aliado no processo de interlocução com a sociedade quando tratamos dos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais”, assinala João Carlos.
Em agosto passado (2015) a promotora de justiça Luciana Khoury, que coordena a FPI esteve com a direção do órgão. “A parceria entre IPAC e MP é fundamental para ampliar as ações na melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais”, disse ela. Informações: (71) 3321-7736. Sobre tombamentos na Dipat/IPAC: (71) 3116-6731 e dipat.ipac@ipac.ba.gov.br. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.
 

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados