Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

21 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

IF BAIANO VI Edição do Arvorecer Negro e II Seminário Regional de Luta dos Povos Indígenas de 8 a 10 de novembro

Compartilhe:

O Arvorecer Negro é, atualmente, o maior evento de ação afirmativa sobre questões raciais no IF Baiano. Na sexta edição damos continuidade à nossa curta, porém consolidada tradição, em um evento ainda mais robusto, pois ocorrerá junto ao II Seminário Regional de Luta dos Povos Indígenas e IV RENEABI. Para o Seminário, contamos com a participação de indígenas do povo Pataxó, presentes no território do extremo sul da Bahia, bem como de representantes de outros povos e etnias em palestras, minicursos e oficinas. Já o RENEABI visa ao encontro de representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) de todos os campi do IF Baiano, a fim de que possamos avaliar as atividades executadas e propor novas ações para a promoção de uma educação antirracista e igualitária. Com a ocorrência do VI Arvorecer Negro, que traz o tema Intelectualidades Negras e Indígenas, esperamos agregar servidores, discentes e terceirizados do IF Baiano, a comunidade acadêmica da região, especialmente das Instituições de ensino parceiras – UNEB, UFSB e IFBA- e  a comunidade externa, promovendo um grande encontro para conhecimento e reconhecimento das intelectualidades Negras e Indígenas.

Tema do evento: Intelectualidade negras e indígenas e 20 anos da Lei 10.639/03. São dois temas porque nesta edição três eventos ocorrem juntamente: VI Arvorecer Negro, II Seminário Regional de Lutas dos Povos Indígenas e IV RENEABI, encontro da rede de NEABIs do IF Baiano.

A programação é composta por mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações culturais e artísticas, exposição de pôsteres de resumos aceitos e apresentações orais dos trabalhos selecionados.

Site do evento: https://www.even3.com.br/arvorecernegro2023/

Período para inscrições e link se houver: as incrições estão abertas até o dia 07/11/23 e link de inscrições

https://www.even3.com.br/arvorecernegro2023/

O evento tem como objetivo criar um ambiente que facilite a troca de conhecimento entre os diversos atores que compõem a comunidade do Extremo-Sul baiano, oportunizando o contato e a troca de saberes entre povos tradicionais indígenas, comunidades quilombolas e discentes desde o ensino médio à pós-graduação com pesquisadores de várias instituições.

O evento acontecerá com a colaboração de pesquisadores oriundos de diferentes universidades da região e de outros estados. Além desses, os saberes tradicionais de comunidades indígenas e quilombolas serão difundidos e discutidos por meio da presença de representantes desses grupos. A apresentação de resumos produzidos pelos alunos é também um importante momento de difusão da ciência que gira em torno dos temas abordados.

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados