Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

28 de May de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Fifa anuncia plano para 48 seleções na Copa: América do Sul teria seis vagas

Compartilhe:

Aumento de 16 equipes passaria a valer no Mundial de 2026 e principal novidade é a criação de um torneio de repescagem. No dia 9 de maio, conselho da Fifa deve confirmar o sistema de disputa
A Fifa anunciou nesta quinta-feira a proposta final para aumentar o número de participantes na Copa do Mundo para 48 seleções a partir de 2026. As principais diferenças seriam uma vaga direta para a Oceania – na fórmula atual, o campeão disputa uma repescagem contra uma equipe da América do Sul – além de uma fase de repescagem entre seis equipes disputando duas vagas extras. A homologação deste sistema será decidido no dia 9 de maio, no Conselho da Fifa, em Manama, no Bahrein.
O país-sede continuará se classificando automaticamente para a Copa do Mundo e tomando uma das vagas de seu continente. Por exemplo, se o Brasil sediar o Mundial de 2026, a América do Sul deixa de ter seis vagas diretas e passa a ter cinco. Em caso de coparticipação para sediar a Copa, o conselho da Fifa irá decidir se todos (ou quais) países se classificam sem participar das Eliminatórias.
A maior novidade fica mesmo na fórmula de disputa da fase de repescagem. Com a exceção da Europa, as outras cinco confederações terão um representante nos playoffs para vagas extras na Copa do Mundo. O sexto participante viria da confederação do país-sede. Ou seja, a Europa só teria participação na fase de repescagem caso um país europeu seja a sede do Mundial.
O sistema de repescagem seria um torneio eliminatório e disputado no país-sede da Copa do Mundo, possivelmente em novembro do ano anterior ao torneio, e serviria como um evento teste. As duas seleções melhor ranqueadas na Fifa aguardam os vencedores dos outros dois confrontos entre os quatro piores no ranking. A Copa das Confederações fica com um futuro incerto, uma vez que a Fifa não decretou se ela continuará existindo.
Como seriam distribuídas as 48 vagas na Copa do Mundo de 2026:

  • Ásia: 8 vagas diretas
  • África: 9 vagas diretas
  • América do Norte e Central: 6 vagas diretas
  • América do Sul: 6 vagas diretas
  • Oceania: 1 vaga direta
  • Europa: 16 vagas diretas
  • Repescagem: 2 vagas

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados