Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

17 de June de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Especialista ensina como reduzir até 30% na sua conta de energia

Compartilhe:

 
Em tempo de crise, toda dica de economia é bem-vinda. E no inverno, a redução pode vir de onde menos se espera: do chuveiro elétrico. Considerado o vilão do consumo de energia elétrica na estação mais fria do ano, o uso correto do equipamento pode gerar uma economia na conta de luz.
De acordo com o gestor executivo de Atendimento Comercial da EDP, Vilmar Abreu, no inverno, a tendência é que o consumo de energia elétrica diminua, pois, o ar condicionado não é tão utilizado como no verão. Porém, para que essa economia se reflita na conta de energia, o chuveiro precisa ser usado da maneira racional.
“Como está mais frio, é muito comum que o chuveiro seja usado na posição inverno e acaba consumindo 30% a mais de energia do que se estivesse na posição verão. Nossa orientação, é que mesmo no inverno as pessoas utilizem o chuveiro na posição verão para ter uma economia de 30% quando utiliza o chuveiro”, afirmou.
O consultor de eficiência energética do Senai, Wendel Pacheco, complementou que para reduzir ainda mais o consumo de energia, quem for comprar um chuveiro novo deve optar pelo que possui selo Procel, que é mais econômico. “Quem for adquirir um equipamento deve procurar o que tem o selo Procel e comparar na embalagem dos outros fabricantes qual consumo daquele equipamento. O consumidor deve optar pelo equipamento que tem maior eficiência e menor consumo”, afirmou.
Wendel explica que também é possível ter uma redução no consumo de energia diminuindo a temperatura do refrigerador. Como o tempo está mais ameno, até a chegada da primavera o termostato da geladeira pode ficar em uma potência menor.
 
Radar 101

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados