Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

13 de July de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Enem 2023: 2º dia tem questão anulada, citação ao agro e perrengue por causa do calorão; veja como foi

Compartilhe:

Candidatos fizeram neste domingo (12) provas de matemática e ciências da natureza. Gabarito oficial da prova será antecipado pelo Inep para esta terça-feira.

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (12) com as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), teve uma questão anulada, novas referências ao agronegócio (após polêmicas nas provas de humanas) e perrengues por causa da onda de calor intensa no país.

Questão anulada – Uma questão sobre gripe A-H1N1, que já tinha sido usada no Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) em 2010, foi anulada pelo Inep por não ser inédita. No atual exame, a questão era a de número 117 da prova amarela, 164 da azul, 93 da rosa e 115 da cinza.

Outra questão repetida – Uma outra pergunta, que abordava o padrão de contagem de um determinado povo indígena, também já tinha aparecido – no caso, no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003. O Inep decidiu, porém, manter essa questão.

Nível de dificuldade – No geral, a prova do segundo dia foi considerada de média complexidade por professores ouvidos pelo g1, que avaliaram a parte de matemática como “cansativa”.

O que caiu – O Enem voltou a citar o agronegócio uma semana após o tema ter aparecido nas provas de humanas e causado protestos da “bancada do agro”. No segundo dia, foram quatro questões sobre consequências negativas do agronegócio (como o uso de pesticidas e o desmatamento). Os candidatos também tiveram de responder sobre TPM, álcool e Síndrome de Down.

Gabarito oficial – O gabarito oficial do Enem com o resultado das questões seria divulgado até 24 de novembro. No entanto, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a divulgação será antecipada para esta terça-feira (14), por volta das 19h.

Onda de calor – Pelo país, os estudantes reclamaram do calor e relataram perrengues para conseguir se concentrar nas provas. Com termômetros que se aproximaram dos 40ºC, os problemas enfrentados pelos alunos foram de falta de ar-condicionado a disputas por locais com sombra para se abrigar antes do início da prova.

Investigação da PF – A Polícia Federal foi acionada, de novo, para apurar a circulação de imagens de uma prova por volta das 17h, uma hora antes do horário autorizado para sair com o caderno de respostas do local de aplicação.

No primeiro dia, a PF já tinha aberto uma investigação sobre uma imagem da página da redação que foi parar nas redes sociais antes do horário permitido.

Ausentes – 32% dos 3,9 milhões de inscritos faltaram ao segundo dia de provas. O índice é um pouco mais alto do que o do primeiro dia quando, quando 28,1% se ausentaram.

oblemas – De acordo com o Inep, 859 inscritos não conseguiram concluir a prova por problemas como emergência médica ou falta de luz.

Eliminados – No 1º dia, foram eliminados 4.293 participantes. Um deles foi um jovem de 20 anos do Acre que viralizou nas redes ao ser desclassificado após o alarme do seu celular tocar dentro de sala de aplicação do exame. No 2º dia, foram 2.217 eliminados.

Pedido de reaplicação do Enem – O prazo para quem perdeu um dia de prova pedir a reaplicação abre nesta segunda (13) e vai até sexta (17). O exame será realizado em dezembro.

Quem tem direito à reaplicação do Enem:

  • Candidatos que precisaram faltar porque estavam com alguma doença infecciosa prevista no edital;
  • Estudantes que tiveram algum problema de logística para chegar ou enfrentaram falta de energia durante a prova, como no primeiro dia em que muitas escolas ficaram sem luz em razão das chuvas;
  • Quem foi alocado para fazer o exame em locais distantes por um erro da organização – cerca de 50 mil estão nesta situação.

Atrasados – Assim como em outros anos, teve gente que chegou em cima da hora e conseguiu entrar no local de prova por um triz. Foi o caso de um candidato em Mato Grosso que rolou por baixo do portão no momento do fechamento.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados