Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de June de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Emoção marca aula inaugural de semestre da UFSB no Conjunto Penal de Itabuna

Compartilhe:

Muita emoção marcou a primeira aula do semestre 2024.1 da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para os estudantes privados de liberdade que cumprem pena no Conjunto Penal de Itabuna. A ocasião, que já valeu como primeiro encontro para a carga horária do semestre, teve explanação de professores, depoimentos de estudantes e mensagens de boas-vindas das autoridades.

O Conjunto Penal de Itabuna possui 12 alunos na UFSB, que iniciarão o terceiro semestre. Este ano foram aprovados outros 72 reeducandos na universidade, que estão, em sua maioria, em processo de matrícula.

 

Emoção

A reitora Joana Angélica se emocionou ao falar dessa grande conquista para todos os estudantes privados de liberdade. Ela disse que lembrou de sua própria trajetória, já que veio de uma família que enfrentou a pobreza, mas, hoje, colhe os frutos das oportunidades que agarrou ao longo da vida.

O diretor da unidade, Bernardo Cerqueira Dutra, destacou “o poder transformador da educação”.

Quem também destacou a importância da conquista e o poder da educação foi o presidente da Subseção Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rui Carlos.

A promotora de Justiça que atua junto à Vara de Execuções Penais, Cleide Ramos, elogiou a UFSB pelo olhar acolhedor e disse que a política de inclusão da universidade está transformando a sociedade itabunense.

Em mensagem enviada, o secretário José Antônio Maia Gonçalves, titular da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), parabenizou a todos os estudantes pela conquista, desejando sucesso no novo semestre.

 

Reeducandos

Os estudantes foram chamados a falar sobre a experiência de estarem cursando o ensino superior. Todos relataram, além da gratidão aos professores, colaboradores da Socializa e à direção da unidade, a força de vontade que os moveu para estarem ali. “A vida no cárcere é complicada, mas, se pegarmos de cada um algo de bom, o resultado é esse: estamos na universidade”, resumiu um dos reeducandos.

 

Fonte: Secom/GOVBA – Foto: Divulgação

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados