Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Dedicação da Nova Catedral São Pedro

Compartilhe:

A noite de quarta-feira, 05 de abril de 2017, foi marcada por muita emoção. Após 11 anos e meio servindo como Bispo Diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos, se despediu dos milhares de fiéis que foram acompanhar a celebração do Rito da Dedicação do Altar da nova Catedral São Pedro.
Outros três bispos se fizeram presentes neste momento histórico: Dom João (Barra do Piraí – RJ), Dom Edson (Eunápolis – BA) e Dom Vladimir (Colatina – ES).
A procissão de entrada iniciou-se após o convite feito pelo Pe. Roberto, pároco da Catedral São Pedro.
Em seguida, Dom Carlos abençoou a água e aspergiu na assembleia, como um sinal, um clamor para que o local e os fiéis fossem purificados. Por isso, não houve o ato penitencial.
Em sua homilia Dom Carlos recordou os dois anos de construção da nova Catedral, desde que foi colocada a pedra fundamental. Em suas palavras sentia-se um misto de emoção e agradecimento. Após a homilia, teve início o rito de dedicação.
O Rito de Dedicação
A construção de uma nova igreja requer a celebração de um rito solene, no qual se implora a bênção de Deus para que o lugar edificado com pedras seja sinal visível para os fiéis de uma casa de adoração ao Senhor. O rito tem um simbolismo muito forte com a vida cristã.
Seguindo o rito, Dom Carlos abençoou a nova Cátedra; a cadeira chamada de “cátedra” simboliza de forma iminente o magistério que corresponde ao bispo a sua Igreja. Por isso, a bênção inaugural de uma nova Cátedra só pode ser celebrada pelo próprio bispo diocesano ou por outro bispo que tenha recebido dele mandato especial.
Houve a deposição das relíquias que foram colocadas no nicho já preparado sob o altar. A relíquia depositada foi uma pedra da casa de São Pedro na Galileia.
O altar foi ungido com os Santos Óleos pelas mãos de Dom Carlos. Depois, houve a consagração da igreja, no qual o Pe. Roberto e Pe. Isael ungiram as cruzes das estações da Via Sacra presentes nas paredes da Igreja, o que significa que o Templo é dedicado exclusivamente e para sempre ao culto cristão. O algodão utilizado para remover o excesso de óleo foi guardado em uma urna sob o altar, onde ficará para a posteridade.
Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam a Deus.
Logo após, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Revestido e ornado com o auxílio dos ministros extraordinários da sagrada Eucaristia.
Por fim, aconteceu a iluminação do altar, à qual se segue a iluminação da igreja, quando o Bispo acendeu velas para recordar que Cristo é a “Luz para se revelar às nações”, por cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a família humana.
Capela do Santíssimo
Ao final da comunhão, Dom Carlos e demais presbíteros saíram em procissão solene para dar início a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. O bispo levou a âmbula com o Santíssimo Sacramento coberta com o véu humeral, ao chegar à capela, colocou-a sobre o tabernáculo, e após guardada, um ministro acendeu a lâmpada que arderá continuamente indicando a presença do Santíssimo Sacramento.
Padre Ronaldo, representante do clero, fez o agradecimento à Dom Carlos pelos anos que guiou e orientou o povo de Deus nesta diocese.
Esclarecimento sobre a nomenclatura
Dom Carlos esclareceu ao final da celebração que a Nova Catedral chama-se, a partir da sua dedicação, de Catedral São Pedro e que a antiga catedral passa a ser capela permanente de adoração ao Santíssimo.
Por PASCOM Diocesana
 


 

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados