Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de May de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Contas de energia sofrerão acréscimo a partir de março

Compartilhe:

John Paladino/OpovoNews

A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou que a bandeira tarifária das contas de luz será amarela em março. O custo adicional vai ser de dois reais a cada 100 quilowatt-hora consumido. Antes, este valor era de um real e cinquenta centavos.
De acordo com a Aneel, o motivo da mudança é que a previsão das vazões que chegam nos reservatórios das hidrelétricas neste mês ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica, como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.
As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que vai ser cobrada dos consumidores, dando assim, a oportunidade de adaptar o consumo, se assim desejar. Funciona da seguinte forma: se a bandeira estiver verde, há condições favoráveis de geração de energia e o valor da sua conta vai ter a média que você está acostumado a pagar. Se a bandeira estiver amarela, as condições de produção de energia ficaram um pouco mais caras e o valor da sua conta de energia vai ter acréscimo. E se a bandeira estiver vermelha, a geração de energia ficou mais cara e o valor da sua conta de energia terá acréscimo maior.

Por essa razão mudar alguns hábitos podem auxiliar na economia, como por exemplo, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; quanto a geladeira, não deixe a porta aberta mais tempo que o necessário e sempre que puder, verifique se a borracha está em boas condições; prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes; se sair, apague a luz; quando for passar roupa, junte-as para passá-las de uma vez só; use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados; se você não está vendo TV, desligue-a; e se tiver condições, troque seu eletrodoméstico antigo por um novo selo PROCEL.
No final de cada mês, a ANEEL disponibilizará em seu site o valor da bandeira do mês seguinte. O site é o www.aneel.gov.br. Nesse endereço será possível consultar o calendário anual de divulgação das bandeiras.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados