Franedir Gois/OPovonews
A Associação Acla, bairro Nova América, conduzida pelo mestre Jamaica, reuniu vários mestres de capoeira da região para um grande encontro realizado na Escola Sheneider Correa do Nascimento, em Teixeira de Freitas. Foram apresentados vários quadros da capoeira, incluindo o maculelê, envolvendo crianças, jovens e adultos, além de alunos e interessados.
Na tarde de sábado (3) junho, mestres da região compareceram para fortalecer a Associação Acla do mestre Jamaica, pois a instituição realiza um trabalho excepcional com crianças e jovens do bairro Nova América e adjacência. Dentre os presentes estavam: Mestre Arcângelo (Prado), mestres Bibiu, Tula, Jamaica, Welton, contra -mestre Monge, ambos de Teixeira de Freitas, professor Serginho (Nova Viçosa), professor Sandro (Itabatã – Mucuri), dentre outros.
Maculelê usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais. Os passos da dança são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas, etc. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, elas dão ritmo fundamental para a execução de muitos trejeitos de corpo dos dançarinos.
A presença da comunidade é sinal de valorização de um trabalho que ajuda na disciplina, fortalece os valores morais, facilita a boa relação e o bom convívio social. Segundo alguns dos mestres presentes a capoeira é importante para a formação do indivíduo, além de ser uma grande fonte de saberes.
Veja os vídeos