Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Caiu no golpe que promete Netflix grátis no WhatsApp? Veja o que fazer

Compartilhe:

 

Um golpe no WhatsApp está usando uma falsa promoção da Netflix para atrair usuários do mensageiro. O link malicioso sugere um plano de um ano de assinatura grátis no aplicativo de streaming de vídeos e leva os internautas a contratarem, sem saber, um serviço de SMS pago.

Segundo a empresa de segurança digital PSafe, desde o começo de maio, pelo menos 5 mil usuários de seu antivírus caíram na fraude. O número deve ser ainda maior se considerarmos as pessoas afetadas que utilizam apps de proteção de outras fabricantes. Quem foi atingido pela oferta fictícia deve alertar a operadora de telefonia, além de garantir um bom antivírus.

Caí no golpe. O que fazer?

Ao clicar no link da falsa promoção da Netflix, o usuário do WhatsApp é levado a se cadastrar no serviço de SMS do hacker, o que, além de gerar uma brecha para acesso a informações pessoais e golpes de phishing, pode criar prejuízos financeiros. Caso você tenha sido atraído pelo golpe é importante, antes de tudo, entrar em contato com a operadora de telefonia para cancelar o registro do pacote de mensagens e evitar cobranças por algo que não vai receber.

Outra forma de se proteger é instalando um antivírus no Android ou no iPhone (iOS). Para os dois sistemas operacionais há diversas opções de softwares gratuitos, como o PSafe Total, o Avast e o Avira, que exibem alertas anti-phishing e localizam ameaças em sites e aplicativos. Mesmo que já tenha se cadastrado e oferecido seus dados pessoais à falsa promoção, um app de segurança no celular é essencial para evitar futuros links maliciosos.

De acordo com a PSafe, o golpe que prometia assinatura de um ano grátis na Netflix já está sendo atualizado para uma promoção, também falsa, da Natura, fabricante de cosméticos. Portanto, a atenção com mensagens suspeitas no WhatsApp deve ser mantida, lembrando sempre de nunca fornecer senhas a sites desconhecidos. Caso desconfie de uma oferta, vale também pesquisar nas páginas oficiais da empresa envolvida para conferir se a história é verdadeira.

G1

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados