Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

10 de September de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Após denúncia veiculada no Opovonews, MP e MAPA autuará Frigorífico FRISA

Compartilhe:

Viviane Moreira / Opovonews

 

Nossa equipe de reportagem recebeu na tarde de quinta feira, (18), uma nota técnica do Ministério Público, referente à denúncia veiculada no site www.opovonews.com.br, sobre possíveis maus tratos durante o processo de abate de animais no Frigorífico Nordeste de Alimentos Ltda., (Frisa).

Na nota técnica, o Ministério Público informa que a empresa será “autuada pelo uso inadequado da pistola de insensibilização”  e ainda que,  “irá requer à autoridade policial a apuração da responsabilização criminal pelo crime de maus-tratos contra animais”.

O vídeo divulgado pelo site Opovonews, gerou muita repercussão na região, devido às imagens fortes contidas nos quase dois minutos de gravação. Vários internautas se manifestaram indignados com a forma de abate executada pela empresa.

 

Leia na íntegra a nota do Ministério Público:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Em relação à matéria “Vídeo denuncia maus tratos a animais no frigorífico Frisa”, publicada pela jornalista Viviane Moreira no site “O Povo News”, o Ministério Público do Estado da Bahia esclarece que instaurou Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público (PPIC) para apurar a denúncia e solicitou fiscalização imediata do Frigorífico Nordeste de Alimentos Ltda. (Frisa) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No último dia 11 de setembro, foi realizada inspeção no estabelecimento, com o acompanhamento do MP, quando foi constatado que os problemas narrados na denúncia e apresentados nos vídeos já haviam sido sanados, pois a pistola de insensibilização, que se encontrava descalibrada, havia sido substituída. A empresa também já havia adquirido um novo compressor de ar. Não foram encontradas irregularidades quanto às condições de higiene. Segundo informações prestadas ao MP pelo fiscal responsável pela inspeção, a empresa será autuada pelo uso inadequado da pistola de insensibilização. O MP informa ainda que aguarda o relatório da fiscalização, que será enviado pelo Mapa, e, ao final da investigação nos autos do PPIC, irá requer à autoridade

policial a apuração da responsabilização criminal pelo crime de maus-tratos contra animais.

Entenda o caso:

A equipe de reportagem do Opovonews recebeu na sede de sua redação, no útlimo dia 11 de setembro, um vídeo denunciando o horror com que são abatidos os animais dentro do matadouro Frisa, situado no bairro Colina Verde em Teixeira de Freitas.

Após a visualização das imagens, nossa equipe de reportagem esteve no Ministério Público e ofereceu denúncia ao Órgão, diante dos maus tratos evidenciados.

A Promotora de Justiça, Dra. Anna Kristina Lehubach Prates, recebeu os vídeos, e abriu um procedimento, enviando para os Órgãos competentes para as devidas providências.

De acordo com os fornecedores da imagem, que preferiram não se identificar, com medo de represálias, o fato já vinha acontecendo por cerca de 06 meses. No vídeo, é possível ver a forma cruel com que os animais são abatidos, indo para a esteira ainda agonizando e berrando numa clara demonstração de sofrimento. Segundo os denunciantes, quando esta máquina de abate, que é inadequada quebra, os animais são mortos a golpes de marreta. Na filmagem, o animal recebe mais de 10 choques e continua agonizando.

As imagens são fortes, o sofrimento dos animais são evidentes e chegam a causar comoção em quem assiste tamanha crueldade.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=qsgJr4Dvdys

 

 

Compartilhe:

Leia mais

Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados