O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, em Porto Seguro, sediou, de 26 de fevereiro a 1º de março, o Curso de Manejo de Trilhas Sustentáveis para Agentes Temporários Ambientais (ATAs) das unidades de conservação do Extremo Sul da Bahia. A capacitação foi oferecida pela Coordenação de Estruturação da Visitação do ICMBio, com o apoio do WWF Brasil.
Participaram representantes dos Parques Nacionais do Descobrimento, Histórico do Monte Pascoal, Pau Brasil, Alto Cariri, Marinho de Abrolhos e das Reservas Extrativistas Marinhas de Corumbau e Cassurubá.
A contratação dos ATAs é um passo importante para aprimorar a capacidade operacional das UC, mas a capacitação é fundamental para que essa nova capacidade se traduza de fato em aprimoramento dos serviços e oportunidades de experiências oferecidas pelas UC para a sociedade.
Como foi o curso
O curso abrangeu aulas teóricas e prática em conjunto com os instrutores. Na etapa prática, as intervenções foram realizadas na trilha de acesso ao Monte Pascoal, a principal do parque. Foi possível, com a experiência dos instrutores, avaliar a trilha e pensar com os cursistas nas melhorias necessárias.
Após o curso, a equipe de Uso Público do Parque e condutores de visitantes que participaram do curso se reuniram e elaboraram o planejamento e classificação das outras trilhas, tanto no setor florestal quanto no litorâneo, seguindo a metodologia proposta.
“Esse curso foi muito esperado e estamos muito felizes de ele ter acontecido. Somos gratos ao WWF, que pela parceria proporcionou a sua realização, e aos instrutores tão qualificados que conduziram a capacitação e contribuíram com esse processo de integração e fortalecimento do Uso Público nas UCs do sul da Bahia” avalia Raiane Viana, chefe do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.
Fonte: Ascom/ICMBio – Foto: Acervo PNH Monte Pascoal