Prevenir é sempre melhor do que remediar. Esta frase clássica faz ainda mais sentido no dia 09 de junho onde comemora-se o Dia Nacional da Imunização. A data serve para conscientizar a população brasileira para a importância da imunização, como forma de reduzir a mortalidade e as internações causadas por inúmeras doenças.
A imunidade é um conjunto de métodos (por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos) que são destinados a proporcionar ao organismo a imunidade, ou seja, aumentar a resistência, contra determinadas enfermidades. vale ressaltar, que alguns tipos de anticorpos são produzidos naturalmente pelo organismo e outros não.
No caso de anticorpos não produzidos pelo corpo, é necessário por exemplo, o uso de vacinas para atuarem em nossos corpos, afim de adquirir imunidade contra determinadas doenças. Por isso é necessário ficar ciente e promover o acesso à imunização para todas as idades, afinal de contas, a vacinação deixou de ser exclusividade da criança, e hoje adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes precisam conhecer os programas de imunização específicos para eles.
A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenção de certas doenças. Portanto, é importante que a população participe das campanhas e procure um profissional especializado nos postos de saúde para tirar as dúvidas e manter o cartão de vacinas em dia.
Fonte: SBIM-Sociedade Brasileira de Imunizações.