Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de October de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de outubro Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Compartilhe:

O Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde (ONU), como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país. A avaliação é do pesquisador Fernando Verani, epidemiologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

 Como meio de incentivar a conscientização sobre a doença, foi instituído, em 24 de outubro de 1984, o Dia Internacional do Combate à Poliomielite, em alusão ao nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença.

  A vacina mais popular para essa doença é a VPO-Sabin, chamada nacionalmente de “vacina da gotinha”, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de vida e reforçada anualmente até os 5 anos de idade.

 A perda dos movimentos do corpo, a insuficiência respiratória e até a morte são as consequências que podem surgir em pessoas não vacinadas. A doença contagiosa que há 24 anos havia deixado de ser uma ameaça à saúde pública devido à vacinação, atualmente voltou a assombrar o país.

 Público-alvo

No país, duas vacinas diferentes são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a imunização da Pólio: a inativada e a atenuada. A inativada deve ser aplicada nos bebês aos 2, 4 e 6 meses de idade. Já o reforço da proteção contra a doença é feito com a atenuada, aquela administrada em gotas por via oral entre os 15 e 18 meses e, depois, mais uma vez, entre os 4 e 5 anos de idade.

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados