Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de June de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

14 de agosto Dia de Combate à Poluição

Compartilhe:

O Dia de Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e visa alertar a população a respeito dos riscos decorrentes da alteração do meio ambiente.

“Ao analisarmos o cenário atual do planeta, é fácil perceber as agressões sofridas pelo meio ambiente em decorrência da ação humana. Essas agressões são responsáveis por modificações que afetam diretamente a nossa qualidade de vida e devem ser, portanto, evitadas. Diante disso, foi criado o Dia de Combate à Poluição, que é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente.

A poluição é definida pela Lei nº 6938/81 como “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.””

“A poluição pode ocorrer como consequência de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e lixo, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até volumes muito elevados de som. As principais formas de poluição existentes hoje são a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual.

A poluição hídrica é aquela que afeta os corpos d’água, provocando alterações químicas, físicas e biológicas. Essa poluição é grave e é um dos motivos pelos quais muitos locais do planeta enfrentam crises de abastecimento. Além de limitar o acesso à água de qualidade, essa poluição desencadeia várias doenças na população, tais como diarreias, cólera e febre tifoide.

A poluição atmosférica é aquela responsável por desencadear a quebra do equilíbrio entre os elementos químicos que formam o ar. Normalmente é provocada por veículos automotores e indústrias que lançam na atmosfera substâncias tóxicas. Vale destacar que processos naturais também podem provocar essa poluição, como é o caso das atividades vulcânicas.

A poluição atmosférica causa vários danos, tais como o fenômeno da chuva ácida, o agravamento do efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio. No que diz respeito ao homem, essa poluição pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares e respiratórias, dentre elas o câncer de pulmão.

A poluição do solo geralmente é causada pelo despejo inadequado de substâncias poluentes, que podem estar no estado líquido, sólido ou gasoso. Esse tipo de poluição desencadeia problemas graves, uma vez que inviabiliza o desenvolvimento de vegetais e pode provocar doenças no homem, quando o solo é contaminado por micro-organismos patogênicos.

A poluição sonora, apesar de ser desprezada por muitos, pode causar sérios danos à saúde da população, principalmente no nível auditivo. Além disso, o excesso de barulho pode levar a quadros de estresse e diminuição do rendimento físico e mental, uma vez que perturba a tranquilidade de toda a população. As principais causas desse tipo de poluição são as casas noturnas, automóveis, aviões e obras.

A poluição visual, apesar de não causar danos à saúde, deixa o ambiente em que vivemos menos agradável. Nesse caso, o problema é gerado pelo excesso de cartazes, propagandas, outdoors, letreiros luminosos, pichações, entre outros.

A poluição, portanto, afeta diretamente a vida da população e deve ser evitada para garantir a qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Você pode fazer sua parte evitando o lançamento de lixo em locais impróprios para descarte, reciclando e reaproveitando materiais, respeitando os limites de decibéis permitidos e optando por uma caminhada ao invés de usar o carro.”

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados