Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de June de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

08 de novembro dia Mundial do Urbanismo traz reflexões à população

Compartilhe:

O urbanismo é a área do conhecimento que estuda as relações entre a sociedade e o espaço em que ela está inserida. Com seu surgimento após a revolução industrial, no fim do século XIX, seu papel é planejar espaços urbanos para facilitar a vida das pessoas.

São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.

O dia Mundial do Urbanismo surgiu em 1949, é uma data destinada a uma reflexão conjunta sobre as cidades em que vivemos e como queremos que elas estejam no futuro. Comemorada há mais de 65 anos em mais de 30 países, foi criada pelo engenheiro argentino Carlos Maria Della Paolera, que também foi o primeiro professor de urbanismo na Argentina.

Pensar os espaços urbanos e seu entorno para transformar as regiões em que está inserida é a essência do trabalho da Tamboré Urbanismo.

O planejamento urbano afeta o quanto gastamos para nos deslocar na cidade. Se a cidade cresce sem planejamento, o espraiamento urbano gera o que chamamos de cidade 3D – distante, dispersa e desconectada.

Em poucas palavras, o urbanismo sustentável propõe espaços pensados para beneficiar as pessoas sem impactar o meio ambiente. Desta forma, visa trazer novas configurações para o uso dos espaços públicos, com objetivo de melhorar a experiência cotidiana da população, promovendo saúde, felicidade e bem-estar,

Nota-se então uma preocupação com o equilíbrio entre o meio natural e o meio antrópico (urbanizado) nas grandes cidades, numa tentativa de se promover uma maior proporção de espaços livres (verdes), em harmonia com o ambiente construído.

Ativar espaços públicos, implementar espaços de lazer, aumentar o tamanho das calçadas, reduzir o protagonismo do carro, investir em transporte público de qualidade e criar espaços ao ar livre, como praças, parques e vias de lazer, são algumas iniciativas que devem ser implementadas para melhorar as cidades para as pessoas.

O investimento em espaços urbanos convidativos e o estímulo ao uso das ruas, coloca as cidades em movimento e leva melhor qualidade de vida a seus moradores. Em bairros de alta densidade com uso misto, que concentra muitos moradores e uma grande variedade de serviços e comércio disponíveis, as pessoas conseguem realizar boa parte de suas atividades diárias a pé. E, apesar de ser exceção no país, é o que os urbanistas consideram ideal para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

 

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados