Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

21 de abril de 2025

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

07 de junho dia da “Liberdade de imprensa no Brasil

Compartilhe:

A liberdade de imprensa no Brasil é um direito garantido pela Constituição Federal, promulgada em 1988. A Constituição fala em seu artigo 5º, em alguns de seus incisos, que é assegurada ao cidadão brasileiro a liberdade de manifestação do pensamento e de comunicação, além de garantir aos jornalistas o direito de manter o sigilo de suas fontes.

Ademais, a Constituição brasileira reforça o direito à liberdade de imprensa por meio dos artigos 220, 221, 222 e 223. No artigo 220, por exemplo, menciona-se que nenhuma lei pode constituir embaraço à liberdade de informação jornalística. Além disso, esse artigo menciona que a censura (limitação à liberdade de expressão e de imprensa) é proibida de qualquer maneira.

A liberdade de imprensa é um direito também assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que, em seu 19º artigo, fala que todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião, podendo transmitir suas informações e ideias por qualquer meio de expressão.

Entretanto, apesar de ser um direito consolidado e garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal, o Brasil ainda tem muito a avançar no que se refere à liberdade de imprensa.

Isso porque a Organização Não Governamental Repórteres Sem Fronteiras faz um acompanhamento anual da liberdade de imprensa em todo o planeta, e a situação do Brasil é considerada razoável apenas. Em 2023, o Brasil ocupava a 92ª posição em 180 países no que se refere à garantia da liberdade de imprensa.

Esse resultado, no entanto, foi considerado uma melhoria, uma vez que o Brasil ocupava a posição 110 em 2022. A ONG elencou alguns problemas para a liberdade de imprensa no Brasil:

Ataques constantes promovidos contra jornalistas por simpatizantes da extrema-direita;

Abusos contra jornalistas em processos judiciais realizados por políticos e empresários;

Dificuldades dos meios de comunicação de se sustentarem economicamente;

Livre difusão de notícias falsas a partir dos meios de comunicação;

Elevado número de assassinatos de jornalistas na última década;

Assédio e violência online contra jornalistas.”

 

 

Compartilhe:

Leia mais

capa convite
Preso por homicidio
Animais na pista
UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados