Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

5 de November de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Prefeita de Eunápolis é multada pelo TCM por realizar ‘live’ de São João durante a pandemia

Compartilhe:

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, foi multada em R$ 3 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por ter realizado um evento musical – uma live – com convidados durante o período da pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada em sessão do TCM realizada no dia 21 de fevereiro. Os conselheiros da 1ª Câmara de Julgamentos do acataram termo de ocorrência também contra o secretário de Finanças do município, Jairo Bomfim de Azevedo.

A live “São João se encontra com Pedrão em Eunápolis”, que custou aos cofres municipais R$ 354.116,00, foi realizada nos dias 2 e 3 de julho de 2021, mesmo diante de elevados índices epidemiológicos da Covid-19 no município, à época, e em desacordo com o Decreto Estadual nº 20.570, de 28 de junho daquele ano.

O decreto instituiu medidas restritivas para enfrentamento do coronavírus, em especial a suspensão de realização de shows, festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, em todo o território do Estado da Bahia, até o dia 8 de julho de 2021.

 

Defesa da prefeita

A gestora alegou, em sua defesa, que o Decreto Municipal nº 10.048/2021, publicado em 18 de junho de 2021, regulamentou a retomada gradual das atividades no município, permitindo, ainda, a realização de apresentações artísticas ao vivo e transmissão de lives. Sustentou também que os valores gastos estavam de acordo com praticado no mercado.

A relatoria do TCM seguiu, no entanto, a jurisprudência do Poder Judiciário de vários estados, que têm adotado o entendimento de que a legislação estadual prevalece em relação à municipal, quando estes contrariam aqueles em termos de medidas sanitárias para fins de redução e prevenção de contaminação, em geral.

Além disso, conforme destacou o conselheiro Alex Aleluia, no dia 5 de julho de 2021 foi registrada, no município de Eunápolis, taxa de ocupação de 100% dos leitos de UTI (SUS e privados) e 65% de taxa de ocupação de leitos geral SUS e 22% dos privados, de acordo com os dados divulgados pela própria administração.

O Ministério Público e Contas, por meio da procuradora Camila Vasquez, também se manifestou pela aplicação de multa à prefeita.

Cabe recurso da decisão.

 

Fonte: Ascom/TCM – Foto: Redes sociais

Compartilhe:

Leia mais

UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados