Está agendada para hoje a primeira sessão ordinária da nova gestão da Câmara de Mucuri. A abertura dos trabalhos acontecerá as 18h00, no plenário da Casa do Cidadão. A pauta da primeira sessão traz um pedido de providência e 4 indicações.
O pedido de providência 00117 tem a autoria da Vereadora Leninha (PSC), que pede a reforma e revitalização da praça do bairro Brisas do Mar, na Sede. Segundo a vereadora, a proteção de tela do campo de areia está deteriorada e a iluminação carece de reparos.
Os vereadores Aguinaldo do Sem Teto (PT), Celio Pebas (PSL), Dr. Hélio da Fisioterapia (PSDB), Leninha, Saullo (PSL), Xandão Seixas (PSC) e Zé do Boi (PMDB) são autores das indicações 001, 002 e 00317. A primeira diz respeito a convênios entre Prefeitura e entidades filantrópicas. Os vereadores citam como exemplo a parceria de gestões passadas, como com a Apae, Asca, Lar dos Idosos e Colônia de Pescadores, que criam oportunidades de desenvolvimento socioeconômico, psicológico, cultural e humano, e pedem ao prefeito que essas parcerias sejam mantidas.
A indicação de nº 00217 sugere criar o Programa Farmácia Básica Municipal. Diferente do programa federal Farmácia Popular, em que o paciente adquire alguns medicamentos com desconto e até gratuitamente, o Farmácia Básica garantiria aos pacientes poderem adquirir medicamentos gratuitos também em farmácias comerciais.
Os sete vereadores também apresentarão como indicação ao governo municipal a realização de audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). É o que pede a indicação 00317. Neste ano, o Executivo Municipal encaminhará à Câmara a proposta do Plano que elencará as prioridades orçamentárias do quadriênio 20182021. Para decidir quais serão essas prioridades, os vereadores querem que a população seja escutada através de audiências públicas.
A última indicação da pauta ordinária de hoje (00517) é de autoria dos vereadores Celio Pebas, Dr. Hélio da Fisioterapia, Isaías Ferreira de Oliveira (PSC), Leninha, Saullo, Xandão Seixas e Zé do Boi. Eles pedem a institucionalização do ensino agrícola primário no local onde funcionava o alojamento da Suzano Papel e Celulose, em Itabatã. Segundo a indicação assinada pelos sete vereadores, a finalidade da escola agrícola de Mucuri seria criar, manter e administrar um estabelecimento agrícola destinado, de preferência, a jovens filhos de pequenos agricultores que demonstram vocação rural.
Antes da sessão ordinária às 18h00, os vereadores se reunirão para uma sessão extraordinária para debater questões internas.
Play
Pause