Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de April de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Dia Mundial do Dentista 3 de outubro

Compartilhe:

O Dia Mundial do Dentista é comemorado anualmente em 3 de outubro.

O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e a saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data no ano de 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o Dia do Dentista é comemorado também em 25 de outubro.

O registro mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia no período de 3500 a.C., o que demonstra a busca de cuidados com os dentes e a importância do profissional para sociedade.

Mesmo que a Arte Dentária, como era chamada, seja praticada desde a Pré-História, as atividades da profissão passaram por muitos avanços, principalmente pelas contribuições do francês Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”.

O dentista é o profissional responsável pelo tratamento da saúde e estética bucal das pessoas. Ele tem conhecimento técnico sobre os dentes, gengiva, ossos da face, maxilar, mordida e demais áreas que envolvem a boca.

Estão presentes na rotina de um dentista: o processo de extração de dentes, restauração, limpeza, colocação de próteses, tratamento de cáries, instalação e manutenção do aparelho dentário, cirurgias e o tratamento de diversas doenças.

Para realizar alguma dessas ações, o dentista precisa receber o paciente e realizar um exame de observação visual na boca do paciente. A partir dessa etapa, ele saberá o que precisa fazer e pedir exames, como os de radiografia.

 

Compartilhe:

Leia mais

Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil
Arma apreendida
Passaros apreendidos
Ambulancias
UFSB
Acessibilidade Bombeiros

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados