Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

22 de June de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Dia do Padre celebrado em 4 de agosto

Compartilhe:

 

O número de sacerdotes diminui no Brasil e no mundo; entenda

Segundo Vaticano, atualmente há 407.872 padres no mundo. ‘Temos muito menos seminaristas hoje do que tínhamos há 30 anos e, em pouco tempo, teremos muito menos padres do que temos hoje’, diz frei do DF.

O anuário mostra que o número de clérigos diminuiu 0,39% em relação ao levantamento anterior. Em 2020 eram 410.219 padres. No Brasil, são cerca de 30 mil padres.

Para se tornar um padre são necessários, pelo menos, 8 anos de estudo. Existem dois caminhos para quem deseja seguir esta carreira, ou vocação, como dizem os religiosos:

  • Entrar em um seminário depois de concluir o Ensino Médio
  • Fazer uma faculdade de Filosofia ou Teologia e depois seguir os estudos em um seminário

Para o frei Rogério Soares de Almeida Silveira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília, a vocação do padre é um chamado de Deus. “O convite vem no coração da gente. A gente escuta esse chamado, esse convite, essa inclinação para servir a Deus de forma mais exclusiva e integral”.

Mas a diminuição no número de padres e seminaristas é uma preocupação da Igreja Católica. “Um dos maiores desafios que temos no sacerdócio é a grande demanda. São muito pedidos e nós temos poucos padres para tamanha demanda”, diz frei Rogério.

“Nós temos muito menos seminaristas hoje do que tínhamos há 30 anos. Isso significa que, em pouco tempo, nós teremos muito menos padres do que temos hoje”, aponta o religioso.

Padres no Brasil

No Brasil, segundo dados do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há cerca de 30 mil padres atualmente. A profissão de padre é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e integra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Na maioria das vezes, os padres devem estar preparados para atender à comunidade em qualquer dia ou horário. Eles também precisam morar na igreja ou perto dela, e viver apenas com uma ajuda de custo.

“As pessoas precisam muito do padre. Elas querem conversar com o padre, querem falar com o padre. Quando tem alguém no hospital doente elas querem que o padre vá lá pra dar unção dos enfermos, quando morre alguém, nos velórios, a gente tem que estar presente. Além de outras coisas que nós somos chamados a fazer, estar presente, visitar as famílias, visitar os mais pobres”, diz o frei Rogério Soares de Almeida Silveira.

“Nosso retorno não é financeiro. A nossa grande recompensa é a alegria das pessoas, é quando as pessoas nos agradecem pelo que fizemos por elas”, conta frei Rogério.

“Eu mesmo amo celebrar missas. Pra mim, é uma satisfação muito grande estar ali e presidir o culto, a eucaristia. Saber que Jesus Cristo está ali e eu posso ser aquele que possibilita ao povo o acesso à comunhão. Então, as recompensas vêm desse retorno das pessoas”, explica o religioso.

Na Igreja Católica, além de ouvir e orientar os fiéis, o padre realiza os sacramentos, que são os ritos sagrados da doutrina, como:

  • Batismo
  • Confirmação
  • Eucaristia
  • Penitência
  • Unção dos Enfermos
  • Ordem
  • Matrimônio

8 anos de estudos para se tornar um padre

No geral, são necessários oito anos de estudos para completar a formação exigida para a ordenação de um padre. O candidato pode entrar em um seminário ao concluir o Ensino Médio, ou pode fazer graduação em teologia ou filosofia e, depois, ir para o seminário.

  • Seminário após concluir Ensino Médio

O processo de introdução ao seminário, uma instituição voltada à formação de padres, é chamado de período Propedêutico. Durante cerca de um ano, os candidatos estudam História, Latim e Cantos Gregorianos, entre outras disciplinas.

Se a adaptação for positiva, e a vocação confirmada, os alunos seguem para uma segunda fase, na qual vão estudar Filosofia durante três anos e, depois, estudam Teologia durante mais quatro anos.

  • Fazer faculdade de Filosofia ou Teologia e depois seguir os estudos num seminário

Alguns padres iniciam seus estudos com um curso superior. É possível entrar para um seminário depois de ter concluído uma graduação em Filosofia ou Teologia.

Nestes casos, o tempo de estudo no seminário é reduzido. É preciso procurar a paróquia onde se deseja atuar para avaliar as condições de validação do curso concluído ou desejado.

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus. Nesta data também é celebrado o dia do sacerdote.

João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Catolicismo no Brasil

De acordo com o Anuário Pontifício 2023 e o Anuário Estatístico da Igreja 2021, o número de católicos aumentou no mundo de 1,36 bilhão para 1,37 bilhão em 2022, o que representa um crescimento de 1,3%. Até 2021, os católicos representavam 17,67% da população mundial.

Nas Américas está o maior número de católicos por habitantes, são 64,1 para cada 100 pessoas. Em seguida, está a Europa com 39,6 católicos e a Oceania com 25,9 para cada 100 pessoas. Já na África, o número é de 19,4 católicos para cada 100 pessoas.

Em relação às Américas, 48% residem na América do Norte e do Sul. Desse total, 57% estão presentes na América do Sul.

O Brasil tem uma porcentagem expressiva de católicos sul-americanos, com taxa de 27% do total no continente. Segundo o Anuário Pontifício 2023, o Brasil também é o país em que há mais fiéis católicos em todo o mundo.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados