G1 BA
Uma menina de 11 anos que está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com o diagnóstico de meningite meningocócica, o tipo mais grave da doença, teve morte cerebral atestada pelos médicos, informou a superintendente de Vigilância em Saúde e Diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Márcia Quaresma. Entretanto, ela afirma que os sinais vitais da menina são mantidos com ajuda de aparelhos.
De acordo com Márcia Quaresma, a criança chegou à unidade na quinta-feira, 31. No dia seguinte, a suspeita de que ela estava com meningite foi atestada, após a confirmação do quadro de saúde por meio de exames médicos. “Ela chegou no hospital com febre, dor de cabeça, vômitos e petéquias [manchas vermelhas]”, relatou a superintendente de Vigilância em Saúde. Esse foi o primeiro caso confirmado da doença neste ano em Porto Seguro.
A menina vítima da doença reside no bairro Casas Novas. Segundo Márcia Quaresma, medidas de profilaxia foram tomadas na casa entre os familiares da criança, como também na Escola Pero de Campos Tourinho, onde ela estuda. Procurada pelo G1 por meio de telefonemas, a assessoria da unidade médica não foi localizada na noite de terça-feira, 5.