Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

17 de May de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

27 de outubro é o Dia do Engenheiro Agrícola no Brasil

Compartilhe:

Profissionais buscam pelo equilíbrio entre o desenvolvimento e a sustentabilidade

Em 27 de outubro é celebrado o Dia do Engenheiro Agrícola, como homenagem ao profissional de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e econômico do Brasil. Ele é capacitado em dar soluções de engenharia para o meio rural na busca pelo equilíbrio entre a agricultura e a conservação ambiental. Nesse sentido, o engenheiro agrícola planeja, implanta e administra as técnicas e os equipamentos necessários para desenvolver e otimizar as atividades do setor.

O mercado do agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia do país, figurando como uma área com enorme fluxo de capital e número de investimentos. Em menos de cinco décadas, o Brasil deixou de ser apenas um importador para se tornar um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo. Nesse cenário promissor, a atuação de profissionais como o engenheiro agrícola é de suma relevância para a otimização e aprimoramento das atividades agrárias.

Áreas de atuação do engenheiro agrícola

As principais atribuições do engenheiro agrícola são determinadas pela resolução n.º 256, de 27 de maio de 1978, discriminada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). Esse profissional pode atuar em atividades de supervisão, estudo, controle de qualidade, fiscalização de obra, entre outras referentes à aplicação de conhecimentos técnicos e científicos para a solução de problemas em relação à produção agrícola.

Construções rurais e ambiência

O engenheiro agrícola dessa área é responsável por projetar e construir as principais estruturas de uma propriedade rural, como estufas, estábulos, galpões, sistemas de irrigação e drenagem, barragens, entre outros. Além de controlar a poluição associada à propriedade e o manejo de dejetos e resíduos e planejar a melhor forma de uso da área para produções animais e vegetais.

Recursos hídricos e ambientais

Nesta área, o profissional da engenharia agrícola realiza a gestão dos recursos naturais, como a avaliação, criação e implementação dos projetos de sistemas de irrigação, projetos de estruturas hidráulicas para captação e acúmulo de água e sua economia e preservação. Atua também no controle da poluição e dos impactos ambientais, por meio de ferramentas tecnológicas para o tratamento de resíduos gerados nas atividades agroindustriais.

Meteorologia agrícola

Na área da meteorologia agrícola, o profissional tem como responsabilidade avaliar a influência dos fatores climáticos e nas atividades agropecuárias executadas na fazenda. Entre as atividades comuns do engenheiro agrícola, está o manejo dos sistemas de irrigação, adaptação das condições de umidade do ar, projetos de otimização de conforto térmico e determinação de medidas para evitar danos decorrentes de fenômenos naturais, como chuvas, granizo e geadas.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados