Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

29 de May de 2024

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

24 de Outubro Dia das Nações Unidas: a data e sua importância

Compartilhe:

Em 24 de outubro, é celebrado mundialmente o Dia das Nações Unidas, ou Dia da ONU, desde 1948. A data refere-se ao aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas, documento oficial através do qual é marcado o início e execução das Nações Unidas como uma organização em plenitude das suas competências.  Conheça um pouco mais sobre essa data e o papel da ONU.

O Dia das Nações Unidas faz parte da semana da ONU, que decorre de 20 a 26 de outubro. A celebração foi determinada em 1947 pela Assembleia Geral de forma que o dia fosse “dedicado a fazer serem conhecidos pelos povos do mundo os objetivos e conquistas da ONU e a obter apoio para a sua obra”. Em 1971 a Assembleia Geral adotou a Resolução 2782, que declarou como feriado internacional o Dia das Nações Unidas e recomenda que seja observado como um feriado público por todos os estados-membros.

A Carta

Também chamada de Carta de São Francisco, o documento instituiu a ONU, substituindo à Liga das Nações, como entidade máxima da discussão do direito internacional e fórum de relações e entendimentos supranacionais. A Carta foi assinada em São Francisco em 26 de junho de 1945, mas passou a ser comemorada, anualmente, a partir de 1948. O preâmbulo da carta reafirma “os direitos fundamentais do homem, a dignidade e o valor do ser humano, a igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas.” Ela expressa um acordo constitutivo, e todos os membros estão sujeitos aos seus artigos. Também postula que as obrigações às Nações Unidas prevalecem sobre quaisquer outras estabelecidas em tratados diversos.

A entidade

Hoje a ONU possui 193 países-membros, entre eles, o Brasil. Tem estrutura central, que fica em Nova Iorque (EUA), mas o terreno e os edifícios são considerados território internacional. Conta também com sedes em Genebra (Suíça), Viena (Áustria), Nairóbi (Quênia), Addis Abeba (Etiópia), Bangcoc (Tailândia), Beirute (Líbano) e Santiago (Chile), além de escritórios espalhados em grande parte do mundo. A ONU tem sua própria bandeira, correios e selos postais. São utilizadas seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, russo, francês e inglês, as duas últimas sendo consideradas línguas de trabalho. A entidade é chefiada pelo secretário-geral, cargo ocupado atualmente pelo português António Guterres.

Compartilhe:

Leia mais

Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa
Hospital Costa das Baleias capa
Policia Civil

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados