A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) – Gerência Regional Nordeste – celebraram um acordo de cooperação técnica. Com vigência até 2028, o acordo permitirá a conjugação de capacidades técnico-científica e pedagógica com vistas ao desenvolvimento conjunto de programas, pesquisas e projetos em diversas áreas entre a UFSB e Unidades de Conservação geridas pelo ICMBio.
O acordo de cooperação técnica foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 17 de maio. Serão beneficiadas as áreas de educação, ciências, tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, patrimônio natural, descentralização cultural, participação da sociedade, melhoria da qualidade de vida e turismo sustentável, entre outras.
Locais de atuação
Os planos de trabalho envolvem o Centro do Tamar localizado em Caravelas e seis Unidades de Conservação (UC) localizadas no Sul da Bahia – RESEX Canavieiras, RESEX Cassurubá, RESEX Corumbau, PARNA Marinho dos Abrolhos, PARNA do Descobrimento e REVIS Rio dos Frades. Entretanto, outras UCs poderão se somar a essa iniciativa mediante apresentação de demanda e aprovação de Termo Aditivo pela UFSB e ICMBio.
Fruto da colaboração entre docentes e gestores de UCs localizadas no Sul da Bahia, o acordo de cooperação térnica fortalece o ICMBio e a UFSB na promoção de ações que visam a conservação da biodiversidade do bioma Mata Atlântica, bem como a proteção das comunidades tradicionais que também fazem parte desse bioma.
Fonte: Ascom/UFSB – Foto: Divulgação/ICMBio