Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

21 de abril de 2025

Ouça a Rádio Alvorada

Play
Pause

Sarney vê política ‘desestimulante’ e confirma que desistiu de concorrer

Compartilhe:

Durante a convenção estadual do PMDB, PDT e PP no Amapá, na noite desta sexta-feira (27), na quadra poliesportiva do Santa Inês, em Macapá, o senador José Sarney anunciou oficialmente sua desistência em concorrer ao Senado nas eleições de 2014.
“Essa é uma decisão definitiva. A vida está me pedindo um tempo e a política está muito desestimulante”, declarou Sarney ao chegar ao local da convenção. Cercado de políticos, o senador participou do evento sob gritos de “fica”, manifestados por militantes do partido.
Apesar de anunciar o desejo de não disputar mais uma eleição, aos 84 anos, Sarney garantiu que não deixará a vida pública.
“A política só tem uma porta que é a de entrada, não tem de saída. Meu espírito público e tudo que eu devo ao povo brasileiro me obriga até o fim da vida, dedicá-la a ajudar o país”, afirmou.
Sarney620_01
Sarney já tinha comunicado a desistência na segunda-feira (23), ao presidente do PMDB-AP, Gilvan Borges. A assessoria do senador informou que a decisão já havia sido informada há uma semana aos amigos e aliados do parlamentar, em Macapá.
“Pensava que na política, se a gente abandoná-la, o povo abandona a gente, mas descobri que a idade é outra fórmula de sair. Preciso de tempo para cuidar da minha saúde e também da saúde da minha mulher”, disse.

Eleito para um cargo público pela primeira vez em 1954, Sarney desde então cumpriu mandatos como deputado federal, governador do Maranhão, senador e presidente da República, posto que assumiu em 1985 com a morte de Tancredo Neves.
No final de 2012, Sarney voltou a ocupar temporariamente a Presidência, como presidente do Senado, com viagens de Dilma Rousseff, Michel Temer e o então presidente da Câmara, Marco Maia. No início daquele ano, ele ficou quase um mês internado para desentupir uma artéria.
No início de 2013, ele terminou o mandato de presidente do Senado e no final do ano passado, ficou quase dois meses fora, de licença médica, após ser diagnosticado com dengue aguda e quadro de pneumonia.

Apesar de ter carreira política no Maranhão, Sarney mudou o domicílio eleitoral para o Amapá na década de 1990 para concorrer ao Senado.
A unidade federativa com população estimada em 734,9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só foi elevada à categoria de estado em 1988, período em que Sarney ocupava a presidência da República.

Fonte: g1

Compartilhe:

Leia mais

capa convite
Preso por homicidio
Animais na pista
UFSB campus teixeira de freitas
Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados