O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. Esse dia foi proposto com finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental.
A data foi escolhida por ocasião da Conferência de Estocolmo, que discutia a questão do impacto humano sobre o meio ambiente. Essa reunião foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972.
Em 2022 comemorou-se 50 anos do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com o tema “Uma só Terra”. Esse tema foi escolhido para nos lembrar que este é um planeta só. No sentido de ser especial e único, claro. Mas também no sentido de que todos somos responsáveis.
Além de propor melhores e maiores ações necessárias, foi uma oportunidade para rever se as ações foram efetuadas ou não conforme os princípios no PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A ONU também destacou a relevância desse encontro para as discussões de medidas para uma recuperação global sustentável após a Pandemia Global do Covid-19.
Ações de um lado do mundo podem ser sentidas por todo o globo, agora e no futuro. Além disso, os problemas ambientais que temos hoje são heranças do passado, sem fronteiras e nem limite de tempo, um só planeta.
Isso justifica a urgência de atitudes sustentáveis de todos nós, pessoas, empresas, países. Pensando que essa é a nossa chance de preservar o equilíbrio que nos mantém vivos e com qualidade de vida. Como divulgado no site da ONU: “a campanha convoca uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta”.
O dia 5 de junho marca a data em que aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. Ela foi em Estocolmo na capital da Suécia, em 1972, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo. Esse evento foi o primeiro a reunir representantes de governos e instituições não governamentais de mais de 100 países. Nela foram discutidas questões importantes do meio ambiente, tais como a chuva ácida, a poluição do ar e a preservação dos recursos naturais. Foram também discutidas e aprofundadas planos para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais antrópicos (causados pelo Homem). Foi no contexto histórico e político dos anos 1970 que começou a crescer o interesse global pelas questões ambientais. Com os debates dessa época, o conceito de Desenvolvimento Sustentável emergiu com grande força. Onde as pessoas questionavam as guerras, exploração da natureza e de outros povos humanos e o papel das grandes nações no futuro que esperávamos para nosso planeta. O dia Mundial do Meio Ambiente é um dia importante para relembrar ao mundo a importância da sustentabilidade e estimular mudanças de atitudes das pessoas. Não apenas mudanças e reflexões individuais e diárias, mas também de cobranças de políticas públicas, hábitos de consumo mais sustentáveis e favorecimento de empresas que prezem esses valores. Assim, a ideia é que tanto as iniciativas individuais quanto as coletivas, em defesa do meio ambiente, se organizem para causar impactos positivos no planeta a médio e longo prazo. Ao menos minimizando os impactos já causados pela ação humana desrespeitosa com o equilíbrio natural do planeta.
PNUMA
PNUMA é a sigla em português que trata do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Esse programa, que foi definido na Conferência de Estocolmo de 1972, consiste em uma série de medidas que visam equilibrar a ação humana com a capacidade de suporte do nosso planeta Terra. A ideia é que consigamos manter as condições para a sobrevivência da vida na Terra e nossa sobrevivência como espécie pelo máximo de tempo possível. Nesse sentido, um aspecto chave é a sustentabilidade do desenvolvimento econômico de todos os países no mundo. Esses princípios discutiam diferentes aspectos ambientais como:
- Mudanças climáticas;
- Qualidade da água, redução da poluição da água;
- Aumento da previsibilidade e redução dos danos causados pelos desastres naturais;
- Soluções para a modificação da paisagem, em especial nos ambientes urbanos e agrícolas;
- Elaboração das bases para o desenvolvimento sustentável das nações;
- Limitação de pesticidas na agricultura, que contaminam florestas e promovem extinção de espécies;
- Redução da contaminação natural por metais pesados.